As linguagens do amor são o jeito como as pessoas recebem e expressam amor em um relacionamento.
O conceito da linguagem do amor tornou-se muito popular em todo o mundo a partir da publicação do livro As 5 Linguagens do Amor, de Gary Chapman. Escrito originalmente em 1992, o livro ajuda casais até hoje, vendendo mais de 12 milhões de cópias desde que foi publicado pela primeira vez.
Antes de escrever o livro, o Dr. Gary Chapman passou anos aconselhando casais. Ouvindo tantas histórias, e tantas reclamações, ele percebeu que havia algo em comum que se repetia constantemente em relacionamentos e casais diversos: Chapman percebeu que os casais não estavam entendendo as necessidades um do outro. A essas necessidades – comuns a todos seres humanos, mas de grau de importância particular a cada indíviduo -, Chapman deu o nome de linguagens do amor. São elas:
- Palavras de Afirmação
- Toque físico
- Atos de serviço
- Tempo de qualidade
- Receber presentes
Todos nós gostamos dessas coisas, mas cada um de nós gosta MAIS de uma coisa ou outra, não é verdade? Tem gente que não liga tanto para presente, mas adora passar tempo junto com seu amado. Tem gente que quando quer agradar, lava a louça ou prepara um prato especial. Tem gente que vive abraçando, beijando, cheirando, e tem gente que ama dar e receber presentes, etc.
Descobrir o que você gosta mais, isto é, qual é a sua linguagem do amor principal, e descobrir qual é a linguagem do amor do seu parceiro, o que é importante para ele, permitirá que vocês compreendam melhor a necessidade um do outro e se amem mais e melhor.
O que são as cinco linguagens do amor
As pessoas não comunicam o amor da mesma maneira e nem da mesma forma. Algumas pessoas preferem receber amor de uma maneira específica. Dão mais importância para um gesto do que para outro. Aqui está um exemplo que Chapman usa no livro As 5 Linguagens do Amor :
“Allison sempre quis ser escritora, mas na primeira vez que foi rejeitada pela editora, ela desistiu. Certa noite, o marido dela, Keith, entrou na sala e disse: “Acabei de ler seu artigo. Allison, você é uma excelente escritora. Este material deve ser publicado! Suas palavras pintam quadros e imagens que consigo visualizar na minha mente. Você tem que enviar esse texto para algumas revistas!” Dez anos depois, Allison publicou vários artigos e assinou o primeiro contrato de um livro. Ela credita seu sucesso às palavras de encorajamento de Keith. Talvez seu cônjuge tenha um potencial inexplorado em uma ou mais áreas da vida. Esse potencial pode estar aguardando seus elogios, as suas palavras de incentivo. ”
As cinco linguagens do amor são cinco maneiras diferentes de expressar e receber amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, receber presentes, atos de serviço e toque físico.
A terapia de casal pode ajudar um casal a se relaciona melhor, em qualquer fase de seu relacionamento, independentemente de seu estado civil, idade, raça, religião ou orientação sexual.
Se você está em Recife e quer um acompanhamento terapêutico com um profissional, fale com o psicólogo Gustavo Maranhão, tire suas dúvidas e agende a sua primeira sessão.
Se você está em outro lugar do Brasil, agende uma sessão de terapia de casal online.
Fale com o Gustavo Maranhão
TIRE SUAS DÚVIDAS. SE ESTIVER CONFORTÁVEL, AGENDE A SUA PRIMEIRA SESSÃO.
1- Palavras de Afirmação
Palavras de afirmação nada mais são do que a expressão do amor, do carinho e do afeto por meio de palavras ditas, como comentários, elogios ou frases de apreço. Quando esta é a principal linguagem do amor de alguém, essa pessoa gosta de ouvir palavras amáveis e de encorajamento. Eles também gostam de textos edificantes, recadinhos e notinhas de amor e lindas mensagens de texto. Você pode fazer o dia dessa pessoa elogiando ela ou reconhecendo, com palavras, algo que ela faz bem.
Pessoas com palavras de afirmação como linguagem de amor principal valorizam ouvir coisas românticas como “Eu te amo”, “você está linda”, “você é o amor da minha vida”. E como estamos nos tempos das redes sociais, também gostam – e esperam – publicações nas redes com declarações e elogios.
Demonstrações escritas e faladas de afeto são as que mais importam para essas pessoas. Essas expressões fazem com que eles se sintam valorizados, compreendidos e apreciados.
O que fazer para agradar um parceiro de Palavras de Afirmação
As palavras significam tudo, então escolha-as com sabedoria. Quando você notar as coisas boas que seu parceiro tem feito, diga a ele. E diga com frequência.
Tome cuidado com comentários duros ou críticas não construtivas – as palavras têm impacto muito grande para alguém com essa linguagem do amor, e as consequências de uma frase infeliz podem ser bastante duradouras.
2- Toque Físico
Pessoas com toque físico como sua linguagem de amor principal se sentem amadas quando recebem sinais físicos de afeto, incluindo beijos, mãos dadas, abraços no sofá e, claro, sexo. A intimidade física e o toque podem ser incrivelmente afirmativos e servir como um poderoso conector emocional para pessoas com essa linguagem do amor. Isso pode ser observado desde a infância: algumas pessoas só sentiam o profundo carinho e amor dos seus pais quando eram abraçadas, beijadas ou tocadas.
Uma pessoa com a linguagem do toque físico se sente amada por meio do afeto físico. Sentem-se valorizadas quando são abraçadas, beijadas ou acariciadas. Eles valorizam a sensação de calor e conforto que vem com o toque físico.
O que fazer para agradar um parceiro do Toque Físico
Carinhos, carícias e afeto físico são fundamentais. Essa é uma linguagem do amor direta, fácil de satisfazer e não envolve muito planejamento, esforço ou dinheiro. Para os parceiros do toque físico, um encontro perfeito é feito de abraços no sofá com uma taça de vinho e um bom filme. Eles simplesmente querem estar fisicamente perto de seu parceiro.
Abrace seu parceiro enquanto você assistem a um filme, ou dê um tapinha em sua bunda quando você passar por ela. Simples. Uma massagem no final do dia, por exemplo, pode fazer maravilhas pelo seu relacionamento com algúem desta linguagem.
3- Atos de Serviço
Se a linguagem de amor de alguém é atos de serviço, ela valoriza quando o parceiro faz de tudo para tornar a vida dela mais fácil. São coisas como levar sopa para ela quando está doente, fazer café de manhã ou pegar a roupa na máquina e estendê-la – de preferência, sem ela ter que pedir.
Esta linguagem do amor é para pessoas que acreditam que as atitudes são mais importantes do que as palavras. A realização voluntária pelo parceiro das tarefas, grandes ou pequenas, que tornam a vida dela mais fácil ou mais confortável é algo altamente valorizado por essas pessoas.
O que fazer para agradar um parceiro de Atos de Serviço
A pessoa cuja linguagem do amor seja atos de serviço se sente amada e apreciada quando alguém faz coisas boas para ela, como ajudar com a louça, fazer pequenas tarefas domésticas, consertar um eletrodoméstico, passar aspirador no sofá ou colocar gasolina no carro. Eles adoram quando as pessoas fazem pequenas coisas por eles e freqüentemente podem ser encontrados fazendo esses atos de serviço para os outros.
Mas não foque apenas em tarefas domésticas – as pessoas têm interpretações diferentes do que essa linguagem do amor significa para elas, então pergunte diretamente a elas do que elas precisam. Demonstre interesse e atenção antecipando problemas e resolvendo-os antes que o outro te diga – pense como você poderia tornar a vida deles mais fácil. Esses pequenos atos se somam e podem fazer toda a diferença no relacionamento.
4- Tempo de Qualidade
Para quem tem o tempo de qualidade como sua linguagem do amor principal, o amor e o carinho se expressam por meio da atenção integral. Isso significa desligar o telefone celular, desligar a TV, fazer contato visual e ouvir atentamente. Certifique-se de fazer contato visual, reafirme o que eles estão dizendo e evite ficar dando conselhos práticos para “resolver” logo a questão – eles querem compartilhar e serem ouvidos muito mais do que ouvir de você uma “solução”.
Essas pessoas se sentem mais amadas quando seu parceiro se organiza para passar um tempo com eles. Eles adoram particularmente quando a conversa profunda, o contato visual e a presença total são marcas do relacionamento.
Essa linguagem de amor tem a ver com dar atenção total a essa pessoa especial, sem a distração da televisão, das telas do telefone ou de qualquer outra interferência externa. Eles têm um grande desejo de passar tempo ativamente com seu amado, tendo conversas significativas ou fazendo atividades recreativas juntos.
O que fazer para agradar um parceiro de Tempo de Qualidade
Pessoas com a linguagem do amor de tempo de qualidade procuram qualidade em vez de quantidade. Eles se sentem amados se você está presente e se concentra neles quando estão juntos.
Consiga um espaço na sua agenda para passar um tempo juntos. Seja intencional, tome a decisão de reservar esse horário, não fique esperando uma folga, porque muitas vezes a folga não virá.
Pode ser algo simples, como dar um passeio ao ar livre ou saírem para jantar e ter uma boa conversa. Deixe os telefones em casa.
5- Receber presentes
Dar e receber presentes também é uma linguagem de amor bastante direta: você se sente amado quando as pessoas lhe dão “símbolos visuais de amor”, como Chapman os chama no livro. Não se trata do quanto aquele presente custa, mas da intenção por trás do presente. Pessoas com essa linguagem reconhecem e valorizam o processo de dar presentes: a reflexão cuidadosa da escolha do objeto para representar o relacionamento e os benefícios emocionais de receber o presente.
As pessoas cuja linguagem do amor é receber presentes gostam de receber algo que seja físico e significativo. A chave aqui é dar coisas significativas que importem para elas e que reflitam os valores dela ou algo que vocês viveram juntos.
Eles também não esperam necessariamente presentes grandes ou caros; é mais o que está por trás do presente que os atrai. Em outras palavras, quando você escolhe um presente especificamente para eles, isso indica que você realmente os conhece e se importa com eles.
O que fazer para agradar um parceiro de Presentes
Receber presentes é um símbolo de amor e afeição por alguém com essa linguagem do amor. Eles valorizam não apenas o presente em si, mas também o tempo e o esforço que o doador investiu nele.
Eles vão se lembrar das datas especiais, portanto, certifique-se de marcá-las no calendário e homenagear o dia e seu parceiro com um presente atencioso. Ganhe pontos extras chegando com um presente num dia normal, sem nenhum motivo especial. Pode ser simples quanto uma rosa colhida a dedo no jardim ou um chaveiro bonito de uma viagem que vocês fizeram. Esses pequenos gestos podem celebrar o relacionamento em grande estilo.
Pessoas com essa linguagem do amor muitas vezes podem se lembrar de cada pequeno presente que receberam de seus entes queridos, porque isso os marcou verdadeiramente.
A terapia de casal pode ajudar um casal a se relaciona melhor, em qualquer fase de seu relacionamento, independentemente de seu estado civil, idade, raça, religião ou orientação sexual.
Se você está em Recife e quer um acompanhamento terapêutico com um profissional, fale com o psicólogo Gustavo Maranhão, tire suas dúvidas e agende a sua primeira sessão.
Se você está em outro lugar do Brasil, agende uma sessão de terapia de casal online.
Fale com o Gustavo Maranhão
TIRE SUAS DÚVIDAS. SE ESTIVER CONFORTÁVEL, AGENDE A SUA PRIMEIRA SESSÃO.
Como descobrir qual é a sua linguagem do amor
No seu relacionamento, você se sente mais amado quando seu parceiro:
Diz “eu te amo” ou elogia algo que você fez?
Te surpreende com um presente que é a sua cara?
Vai fazer uma viagem de fim de semana só com vocês dois?
Faz as tarefas domésticas ou lava a roupa?
Segura sua mão enquanto vocês caminham?
Responder a essas perguntas pode lhe dar uma dica de qual pode ser sua linguagem do amor. De acordo com o livro de Chapman, você também pode tentar lembrar que tipo de coisas você pede em seu relacionamento ou considerar como você expressa amor ao seu parceiro.
Provavelmente a linguagem do amor do seu parceiro não é igual à sua. Quando os casais têm línguas primárias diferentes, é provável que haja mal-entendidos. No entanto, se seu parceiro aprender a falar sua linguagem do amor, ele frequentemente se sentirá amado e apreciado e, no final das contas, mais feliz no relacionamento. E vice-versa.
Como saber sua linguagem do amor pode ajudar seu relacionamento
Conhecer a linguagem do amor de seu parceiro e deixá-los saber a sua ajudará que ambos se sintam amados e apreciados no relacionamento.
Quando os casais começam a falar a linguagem do amor um do outro, as coisas que eles fazem por seus parceiros não apenas se tornam mais intencionais, mas também se tornam mais significativas. Parte disso tem a ver com o fato de os amantes estão dizendo “eu te amo” de maneiras que fazem sentido para o parceiro e, quando o fazem, o parceiro se sente contente e feliz.
Quase todo mundo quer mostrar a seu parceiro que o ama. No entanto, muitas pessoas lutam para fazer isso de uma forma que fale ao coração de seus entes queridos.
Todos nós expressamos e recebemos amor de maneira diferente. Conseqüentemente, compreender essas diferenças pode causar um impacto muito positivo em seu relacionamento.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais entender as linguagens do amor pode melhorar seu relacionamento.
Abnegação em prol do companheiro
Quando você se compromete a aprender a linguagem do amor de outra pessoa, você se concentra nas necessidades dela, e não nas suas. Esta é a premissa central da teoria do Dr. Chapman. Os casais devem trabalhar para aprender a linguagem do amor de seu parceiro, em vez de tentar convencê-lo a aprender a sua.
O ideal é que ambas as pessoas queiram expressar o amor de uma forma que seja significativa para o outro. Mas todo o propósito de explorar suas linguagens do amor juntos é aprender como amar seu parceiro de uma forma que seja significativa para ele.
Cria Empatia
À medida que alguém aprende como seu parceiro experimenta o amor, aprende a ter empatia por ele. Isso os ajuda a sair de si mesmos por um momento e ver o que faz outra pessoa se sentir importante e amada. Em vez de falar sua própria linguagem de amor com seu parceiro, eles aprendem a falar em uma língua que seu parceiro entende.
Quando os casais estão comprometidos em aprender e utilizar as linguagens do amor, eles aumentam sua inteligência emocional e aprendem como colocar as necessidades de outra pessoa acima das suas.
Mantém a Intimidade
Se os casais conversam regularmente sobre o que mantém seus tanques de amor cheios (isto é, sobre o que faz eles se sentirem amados) isso cria mais compreensão – e, por fim, intimidade – em seu relacionamento. Eles não apenas aprendem mais um sobre o outro, mas também se conectam de maneira mais profunda e significativas. Quando isso acontece, o relacionamento começa a se tornar mais íntimo.
Linguagens do amor na vida cotidiana
De acordo com Chapman, as linguagens do amor também se aplicam ao seu relacionamento com seus filhos, colegas de trabalho e até mesmo com seus amigos. Por exemplo, seu filho pode ter palavras de afirmação como sua principal linguagem de amor e, portanto, gostaria de ouvir um elogio verbal ou “Eu te amo”. Um colega de trabalho pode se sentir mais apreciado de uma maneira do que de outra.
Sua linguagem de amor também pode mudar ocasionalmente. Por exemplo, se você teve um dia ruim no trabalho, pode preferir um abraço de seu parceiro em vez de uma palavra de incentivo. O segredo é comunicar-se regularmente e perguntar o que seu parceiro precisa para manter o tanque de amor cheio. Em seguida, coloque em prática exatamente o que seu parceiro precisa.
Namoro com cada tipo de linguagem do amor.
As linguagens do amor são um conceito aparentemente simples, e entendê-las pode ser transformador se você fizer um trabalho prático.
Por exemplo, você pode adorar palavras de afirmação, mas sua esposa valoriza o tempo de qualidade. Você pode enviar mensagens de texto a ela com palavras doces o dia todo e pensar que você é ótimo em expressar amor; enquanto isso, ela pode estar se perguntando por que vocês nunca passam tempo juntos abraçadinhos no sofá à noite. No fim, os dois podem não estar se sentindo amados por causa disso.
Vê como é fácil a desconexão e o ressentimento entrarem em cena? Ao determinar nossas preferências primárias e secundárias de linguagem do amor, pode ser mais fácil dar um ao outro o que ansiamos de verdade.
Cuidados com a Teoria da Linguagem do Amor
Embora as linguagens do amor ajudem muitas pessoas a aprender como se comunicar melhor com seus parceiros, existem limitações na teoria e na maneira como as pessoas a aplicam em seus relacionamentos.
Muitas pessoas usam mal as linguagens do amor
Algumas pessoas ficam um pouco competitivas quanto ao uso de linguagens do amor, o que pode na verdade adicionar tensão a um relacionamento. Por exemplo, os parceiros podem começar a registrar todas as vezes que usam a linguagem do amor do parceiro e compará-la com quantas vezes o parceiro usou a sua.
Embora as linguagens do amor possam ser uma forma de abrir a comunicação e a compaixão, não devem ser usadas como um jogo ou uma arma contra o seu parceiro. Alguns parceiros podem continuar a usar sua própria linguagem (em vez da linguagem de seus parceiros) para mostrar que se importam – e tudo bem.
A ideia não é que você não possa se relacionar com alguém que não compartilhe sua linguagem de amor. Em vez disso, tente ser compreensivo e aberto; você pode reconhecer e apreciar as ações do seu parceiro, mesmo que elas não correspondam perfeitamente ao seu idioma.
Eles não corrigem outros problemas de relacionamento
As cinco linguagens do amor não resolverão todos os seus problemas de relacionamento; eles são simplesmente uma das muitas ferramentas que você pode usar para ajudar na comunicação em seu relacionamento.
A pesquisa mostrou que os casais que usavam as linguagens do amor um do outro se sentiam mais felizes em seus relacionamentos quando também usavam ferramentas de autorregulação para lidar com suas próprias emoções.
Portanto, embora as linguagens do amor fossem uma ferramenta, a responsabilidade dos casais por suas emoções e mudanças de comportamento era a que mais contribuía para sua felicidade geral. Você precisa de mais do que apenas uma ferramenta para um relacionamento bem-sucedido.
Sua linguagem de amor também pode mudar – é importante aceitar e esperar que você e a linguagem de amor de seu parceiro possam mudar com o tempo, especialmente durante fatores estressantes da vida ou grandes mudanças, como ter filhos.
A terapia também pode mudar totalmente a história do seu relacionamento amoroso. Leia mais sobre isso na nossa matéria sobre terapia de casal
Eles podem levar à pressão sobre os parceiros
Muitas pessoas falam sobre as linguagens do amor quando são usadas em relacionamentos firmes ou no casamento. É importante lembrar que aprender e compreender sua própria linguagem do amor é uma ferramenta importante para você praticar o amor-próprio.
Você deseja evitar colocar muita pressão sobre seu parceiro para expressar consistentemente sua linguagem de amor para você.
Um estudo descobriu que o maior obstáculo para casais que usavam a linguagem do amor um do outro era que, muitas vezes, o destinatário nem mesmo reconhecia que o parceiro estava tentando usar a linguagem do amor.
Portanto, é crucial que o destinatário reconheça os esforços de seu parceiro, mesmo que eles não correspondam exatamente às expectativas.
CONCLUSÃO
A boa notícia é que você pode aprimorar seu relacionamento aprendendo a linguagem do amor de seu parceiro e colocando-a em prática. E, se vocês dois estão empenhados em amar um ao outro da maneira que fala um com o outro, você se encontrará não apenas mais profundamente apaixonado, mas também em um relacionamento feliz e gratificante.
As linguagens do amor são uma ferramenta útil para melhorar a forma como nos comunicamos e nos expressamos uns com os outros, mas não devem ser a solução definitiva para a felicidade. Em vez disso, deve funcionar como um ponto de partida que coloque os casais em uma jornada para se conhecerem de uma forma mais profunda e se auto-regularem melhor. Mas o trabalho não deve parar por aí.
Ainda não tem certeza de qual é a sua linguagem do amor e como isso pode contribuir para seu relacionamento? Pode ser de grande ajuda discutir seus sentimentos e as suas dúvidas com um psicólogo especialista em relacionamentos, como o Gustavo Maranhão.
Fale com o Gustavo Maranhão
TIRE SUAS DÚVIDAS. SE ESTIVER CONFORTÁVEL, AGENDE A SUA PRIMEIRA SESSÃO.